Adições à lista

Encontrei algumas sugestões de leituras bastante válidas para pensar a produção jornalística a respeito de ciência.

Eis os achados, que vou ler com mais calma neste mês:

  • Os proceedings  da 11ª Conferência Internacional sobre Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (PCST), que ocorreu de 6 a 10 de dezembro de 2010 em Nova Délhi, Índia. A propósito, a próxima conferência ocorrerá no ano que vem, em Florença, Itália. Segundo Granado, são 847 páginas.

Ambos via  Ponto Media, por António Granado.

Além disso, conheci mais três blogs sobre ciência, divulgação científica e ampliação do acesso da população ao conhecimento. Com o respeito devido às peculiaridades de cada projeto, todos eles relacionam claramente a necessidade de instrução científica para o fortalecimento de uma cidadania plena – outro ponto do Proctor sobre o tema:

  • Science is Sexy, por Stephanie Levi, pesquisadora de biologia celular e criadora do Night Lab, um evento permanente onde moradores de Chicago podem ouvir palestras com cientistas a respeito de diversos assuntos do dia-a-dia e interagir com os pesquisadores. A experiência parece muito boa;
  • Project Exploration, criado por uma ONG dedicada a expandir as oportunidades de interação entre cientistas e  jovens. A ideia é fazer com que se tenha um envolvimento mais atrativo e profundo dessas pessoas com as preocupações, os métodos e or procedimentos éticos na busca do conhecimento;
  • The Urban Scientist, pela pesquisadora DNLee, que é bióloga e promove uma mescla de divulgação científica com cultura popular ao criar “raps” para explicar conceitos como poliandria e seleção sexual.

A lista tende a crescer um bocado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s