Mudanças Climáticas & Jornalismo Científico: um bom debate se aproxima

Dentre os motivos que estão atrasando a publicação do próximo post, uma introdução sobre as fases do Jornalismo Científico (vai valer a pena), está a correria para organizar uma sessão de palestras e um debate sobre as mudanças climáticas, a participação cidadã e a cobertura da imprensa a respeito das transformações pelas quais o clima do planeta está passando, dos desastres nem tão naturais assim e do papel das pessoas e das cidades nesses acontecimentos. O evento integra as atividades que ocorrerão no Brasil inteiro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, que tem o tema Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos.

Sem mais delongas: o evento vai acontecer na Câmara de Vereadores de São Borja, das 14h às 17h30, na próxima segunda-feira, 17 de outubro de 2011.

Os palestrantes são a professora Joseline Pippi (a.k.a. minha mulher), do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa, e o engenheiro agrônomo e ambientalista Darci Bergmann. Ela vai falar sobre como o aquecimento global tem sido tratado pela mídia – quem lê um pouco sobre Jornalismo Científico sabe que há uma polêmica científica envolvida que nem sempre é bem compreendida pelos jornalistas, em parte por conta dos diferentes ritmos  linguagens. Ele promete abordar a questão da participação das pessoas na questão, como parte do problema e também da solução, e trará dados e associações sempre interessantes.

O público esperado – nenhum de nós lá estará armado, então não temos um “alvo” – é formado por alunos de Ensino Médio, Técnico e Superior. O objetivo da SNCT é esse: favorecer o contato dos estudantes com os assuntos relacionados com ciência e tecnologia, estimulando o interesse deles por essas áreas.

A Unipampa terá atividades relacionadas à SNCT 2011 nos campi Alegrete e Uruguaiana , além desse evento em São Borja – publiquei notícia com as agendas no portal principal e nos sites dos campi.

Espero ver muitos alunos de Jornalismo por lá – é uma chance de ouvir com calma e perguntar bastante sobre a relação do jornalismo com a questão ambiental e, em uma associação nem sempre clara, com o desenvolvimento científico e tecnológico. Vão lá, pessoas, e perguntem, perguntem e perguntem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s