O que vem por aí, depois do descanso

Com um hiato que se pode chamar de bem prolongado, retomo as atividades aqui no blog mais descansado e com muitas ideias para realizar.

2012 foi um ano bastante agitado e trouxe muitas inovações no meu cotidiano e nos meus planos. A coisa chegou a um ponto em que fiquei bem cansado, o bastante para diminuir a leitura na Internet – como passo meu expediente sentado direto na frente do pc, com minha caixa de e-mails permanentemente aberta, busquei diminuir um pouco a exposição dos meus olhos. Mesmo para a jogatina a coisa não foi muito longe, pois até mesmo minhas partidas de Diablo III já estão mais escassas, não só por conta do meu interesse em preservar minha retina. O fato de não ter tirado as tradicionais férias de 15 dias no meio do ano também deve ser apontado: engatar um semestre no outro cobrou o seu preço em muito cansaço.

Em primeiro lugar, com a chegada da primeira turma de estagiários do curso de Jornalismo da Unipampa,, acumulei a função de supervisor com a de jornalista. Isso fez com que minha colega Aline e eu tivéssemos de nos acostumar com uma nova rotina de trabalho no setor, com o bônus trabalhoso de termos que refletir sobre nossas atividades e orientações para não perdermos de vista o aspecto pedagógico de um estágio. E como são seis estudantes bastante atentos e interessados – nosso processo de seleção é um dos mais rigorosos, tenho bastante fé nisso – você já faz uma ideia de como é um turno movimentado no setor onde trabalho. Uma das coisas boas nesse processo é que não só damos conta das demandas mas também mantemos um clima de colaboração e harmonia, um ambiente leve e que facilita o trabalho. Ponto para nós.

Em segundo lugar, como já referi em outro post, iniciamos neste ano as atividades do grupo de pesquisa Comunicação, Ciência, Tecnologia e Sociedade (ComCTS), com uma primeira etapa de um levantamento sobre a presença de informações científicas nas notícias dos jornais das cidades onde a Unipampa está instalada. Começamos, para nos familiarizar, com um levantamento de onze anos de textos informativos e opinativos publicados no jornal Folha de São Borja. Assim que redigirmos e publicarmos os artigos, comentarei esses resultados aqui. Enquanto isso, ainda temos mais nove cidades para trabalhar nessa pesquisa em 2013.

Tenho ainda que publicar algo sobre o nosso evento relacionado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012, no qual tivemos palestrantes das áreas da Economia, Turismo, Biologia e Ecologia falando sobre assuntos que dizem respeito à região e ao Rio Grande do Sul. Savanização do Bioma Pampa, oportunidades e cuidados com o investimento no Turismo e a constituição econômica da região e os critérios de pobreza, por exemplo, foram alguns dos conceitos abordados. Estou devendo o vídeo das palestras, que vou publicar nos próximos dias.

Embora tenha ficado offline, não deixei de ler. Alguns livros de popularização de Ciência estiveram no meu cardápio, mesclados com alguma coisa de ficção para variar, e diversas aquisições que ainda não folheei. Além disso, conto entre as “novidades” a compilação de artigos sobre jornalismo e C&T, além da coleção quase completa das obras de Phillip K. Dick, autor de algumas das mais sensacionais histórias de ficção científica (uma delas é Counter-Clock World, cuja capa ilustra o post). Agradeça a ele por filmes como Total Recall, A Scanner Darkly e Minority Report, para dar três exemplos de cinema feito a partir de seus contos. Outra aquisição valiosa é a trilogia do Guia do Mochileiro das Galáxias, must-read de qualquer sujeito que se pretenda ou se diga nerd, além de livros e contos assinados por Jules Verne, Cory Doctorow e outros nomes. Essas leituras também estarão nos posts que virão por aí.

Deixe um comentário

