Sobre

Em uma extensão do que o sociólogo estadunidense chamado Robert Ezra Park propôs para definir a notícia, vejo o Jornalismo como um saber a meio do caminho entre o rigor e a verificação do conhecimento científico e a disseminação do entendimento do senso comum, do “homem na rua”.

Vem daí o nome do blog, indicando o interesse pelo jornalismo científico. Entendo que a concepção de que é preciso não apenas traduzir, mas também contextualizar, é uma das tarefas mais interessantes – e a mais difícil. As notícias que “sensacionalizam” a Ciência (por vezes, errando ou provocando confusões) tem o seu valor: mostram o lado divertido e inesperado das pesquisas e dos fenômenos – e a Ciência pode ser interessante e até mesmo apaixonante, como dão mostras tantas pessoas que se dedicam a ampliar o leque de conhecimentos que os seus campos científicos tentam definir.

Entretanto, a Ciência também deve ser mais acessível para os não-iniciados, pelo menos no que tange ao seu grau de “jogabilidade” entre os fatores políticos, econômicos, culturais e sociais na arena da construção do mundo nosso de cada dia. E temos uma variedade crescente de pessoas trabalhando para isso: jornalistas e cientistas-divulgadores produzem conteúdos valiosos, fáceis de entender e contextualizados. A Ciência se faz mais presente nas discussões, questiona e aperfeiçoa as notícias, suas e da mídia, provoca debates. E o Jornalismo, também em fase de melhora, oferece o que construiu de melhor para contar histórias, relacionar fatos, ligar os pontos, se autocriticar e se reinventar.

Este blog ambiciona ser um desses espaços.

 

Mais sobre mim, você pode ver no meu outro blog.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s